A OP é uma competição nacional que tem como objetivo incentivar a leitura, a escrita e o domínio da língua portuguesa entre os estudantes. A olimpíada busca desenvolver a capacidade de interpretação, produção textual e o pensamento crítico, valorizando a cultura e a comunicação. Além de promover o protagonismo estudantil, a Olimpíada de Português reconhece os melhores desempenhos com certificados e premiações, estimulando o aprimoramento acadêmico.
A Olimpíada de Português é destinada a alunos do Ensino Fundamental II (8º e 9º ano) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A participação pode ser individual ou em equipes, conforme o regulamento da edição.
A OP é realizada em duas fases principais. A primeira consiste em uma prova objetiva, aplicada em ambiente escolar, com questões de interpretação de texto, gramática e leitura crítica. Já a segunda fase é composta por uma prova discursiva, com produção textual e resolução de desafios que exigem aprofundamento nos conhecimentos da Língua Portuguesa. Os melhores colocados seguem para etapas finais e eventos de premiação.
Os participantes concorrem a certificados de participação, menções honrosas e premiações para os melhores desempenhos. Além do reconhecimento acadêmico, a Olimpíada de Português contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como interpretação, escrita, argumentação e pensamento crítico, enriquecendo a formação dos estudantes.